segunda-feira, 18 de junho de 2012

Semana Grails (2012-24)

Link para artigo original de Burt Beckwith

Groovy 2.0 RC3 foi lançado esta semana.
Rob está de volta com uma variação atualizada de scaffolding Grails, desta vez utilizando AngularJS. Vejam a aplicação demo aqui.
Desenvolvedores de plugins devem assegurar-se que atualizam para a versão mais recente (v2.0.3) do plugin release. Peter atualizou-o de forma a que as mensagens de erro ajudem mais. Registem-no em BuildConfig.groovy desta forma (listando explicitamente a dependência rest-client-builder do plugin release de forma a que sejam ambos corretamente excluidos com export = false) :

plugins {
   build(':release:2.0.3', ':rest-client-builder:1.0.2') {
      export = false
   }
}

Spring Tool Suite (o novo nome para o IDE anteriormente conhecido como Springsource Tool Suite) 3.0.0.M2 foi lançado esta semana. Download aqui (clicar “Outros Downloads >”). A partir desta versão vão existir duas distribuições, a tradicional e a Groovy/Grails Tool Suite”. É uma versão mais pequena sem todos os plugins da outra distribuição (podem instalar-se manualmente) mas vem pré-configurada para desenvolvimento Groovy e Grails: Groovy-Eclipse com Groovy 1.8, Grails IDE, integração tc Server, e runtimes para tc Server Developer Edition 2.7.0 e Grails 2.0.4.
Tim Yates está a trabalhar num projeto interessante.
O registo está aberto para SpringOne2GX 2012, e a agenda deve ser atualizada durante esta semana. Registem-se até 21 de Julho e poupem $400.


Itens Diversos


Plugins

Foi lançado um novo plugin:
  • address versão 0.1. Um objeto de domínio de endereço que pode ser incluído noutro objeto de domínio para evitar que seja redefinido a toda a hora
e 4 plugins foram atualizados:
  • facebook-sdk versão 0.3.2. Permite à aplicação a utilização da PlataformaFacebook Platform e o desenvolvimento de aplicações Facebook em Facebook.com ou em web sites (com Facebook Connect)
  • release versão 2.0.3.  Publica plugins Grails tanto para um repositório público como para um repositório privado
  • vaadin versão 1.5.4. Adiciona integração Vaadin (http://vaadin.com/)
  • zkui versão 0.5.2. Integra ZK com a infra-estrutura Grails de forma transparente; usa a infra-estrutura Grails como por exemplo GSP, controladores em vez de zul de zk como no plugin ZKGrails

(Por sugestão do autor do artigo original as secções seguintes não se encontram traduzidas)


Tweets Interessantes


Ofertas de Emprego




Grupos de Utilizadores e Conferências


terça-feira, 12 de junho de 2012

Semana Grails (2012-23)

Link para artigo original de Burt Beckwith

GR8Conf EU decorreu esta semana em Copenhaga, e foi bastante divertida. Os organizadores elevaram a fasquia este ano fazendo cerveja para a conferência (e não apenas um mas sim dois tipos de cerveja). Podem ver a maior parte dos slides das apresentações aqui clickando em cada uma das palestras.
Alguns dos organizadores da conferência Greach estiveram lá e, aparentemente, estão a planear aumentar a duração da conferência deste ano, e a maior parte das palestras serão em inglês.
Claro que existiu bastante atividade no Twitter (procurem a hashtag #gr8conf):
Um assunto digno de nota foi o lançamento de Griffon 1.0.0 durante uma das palestras do Andres. Parabéns à equipa Griffon por este significante passo. Por coincidência a minha cópia de Griffon in Action chegou hoje.
Vejam os relatos da conferência, em três partes, de Mr. Haki; University Day, Day One, e Day Two, e o post de Andres Almiray no blog da conferência.
Para não se dixar ultrapassar pela equipa Griffon, a equipa Gradle anunciou hoje que lançou a versão 1.0.


Itens Diversos


Plugins

Foram lançados 7 novos plugins:
  • authorise version 1.2. Fornece um framework para autorização de acções em Controladoreres, métodos em Serviçoss e elementos visíveis em GSPs
  • ember versão 0.9.8.1. Fornece definição de recursos para Ember.js
  • errors versão 0.7. Configura gestão básica de erros para a aplicação
  • handlebars-resources versão 0.1. Suporta a utilização de templates Handlebars.js com o plugin Grails Resources
  • hd-image-utils versão 0.3. Plugin de alta qualidade para manipulação de imagens para escalar e cortar imagens. Utiliza uma biblioteca para escalar imagens pura em  Java
  • mongo-file versão 1.1.1. Fornece um MongoFileService que grava, obtém e apaga ficheiros de uma file store MongoDB
  • shiro-openid versão 0.3. Adiciona autenticação OpenID ao plugin Shiro com um conjunto de classes de domínio instaláveis e templates de view openid4java
e 10 plugins foram atualizados:
  • avatar versão 0.6.2. Fornece uma taglib para apresentação de avatars
  • bootstrap-file-upload versão 2.1.1. Integra Jquery File Upload (https://github.com/blueimp/jQuery-File-Upload) de Sebastian Tschan
  • dojo versão 1.6.1.11. Integra o toolkit javascript Dojo
  • facebook-sdk versão 0.3.0. Permite à aplicação a utilização da PlataformaFacebook Platform e o desenvolvimento de aplicações Facebook em Facebook.com ou em web sites (com Facebook Connect)
  • faker versão 0.6. Um port de Data::Faker a partir de Perl, utilizado para gerar dados fictícios de forma simples: nomes, moradas, números de telefone, etc..
  • jesque versão 0.4.0. Abordagem mais Groovy ao uso de  jesque
  • jesque-web versão 0.4.0. Interface Web para ver e gerir filas, trabalhos e trabalhadores jesque
  • jquery versão 1.7.2. Integra jQuery
  • portlets versão 0.9.2. Pretende fornecer uma forma simples de desenvolver portlets JSR-168
  • sendgrid versão 0.3. Permite o envio de email através de serviços SendGrid


(Por sugestão do autor do artigo original as secções seguintes não se encontram traduzidas)


Tweets Interessantes


Ofertas de Emprego




Grupos de Utilizadores e Conferências


domingo, 3 de junho de 2012

Semana Grails (2012-22)

Link para artigo original de Burt Beckwith


Groovy 2.0 RC1 e RC2 foram lançados esta semana . Muita coisa interessante para, incluindo verificação estática de tipos, compilação estática, e suporte para InvokeDynamic. Grails 2.2 irá utilizar Groovy 2.0.
Stéphane Maldini criou uma aplicação de demonstração (código-fonte aqui) utilizando “CloudFoundry, RabbitMQ, BackboneJS, Coffeescript, e o novos 3 plugins (platform-core, events-si e events-push)” baseada no post no blog de Lauri Piispanen.
Escrevi um post esta semana sobre a utilização de transformações AST com o plugin Spring Security, Tornar as anotações @Secured de Spring Security mais DRY.
Mais algumas entrevistas GR8Conf:


Itens Diversos


Plugins

Foi lançado um novo plugin:
  • apache-pivot-grails versão 1.0.5. Utiliza funcionalidades Apache Pivot 2.x no lado do Servidor e direciona jars Pivot para Clientes para Applets e Aplicações Java Web Start
e 3 plugins foram atualizados:
  • openid versão 0.4.4. Fornece autenticação simples utilizando OpenID
  • resources versão 1.2-RC1. Um framework de gestão e processamento de recursos
  • simple-captcha versão 0.9.0. Cria imagens CAPTCHA simples que protejem contra preenchimento e submissão automática de forms HTML


(As secções seguintes não se encontram traduzidas por sugestão do autor do artigo original)


Tweets Interessantes

Ofertas de Emprego




Grupos de Utilizadores e Conferências